Treinamento de habilidades sociais em universitários: um estudo acerca das variáveis estresse e habilidades sociais

Autores

  • Thaís Cristina Gutstein Nazar UNIPAR/UFPR/Brasil
  • Amanda Caroline Pering UNIPAR/Brasil
  • Déborah Alana Girotto UNIPAR/Brasil
  • Tatiane Kucmanski UNIPAR/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.210

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre a realização de um programa intitulado Treinamento de Habilidades Sociais (THS), o qual buscou, através de seus encontros, avaliar seus efeitos no repertório de Habilidades Sociais (HS) e no nível de estresse de estudantes universitários. O treinamento se deu em cinco etapas sendo elas: período de inscrições, entrevista de triagem, pré-teste, aplicação do programa e pós-teste. A aplicação do programa foi composta por 10 encontros grupais, e para a testagem foram utilizados instrumentos como o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). Os resultados obtidos anteriores ao THS, as observações, e relatos dos participantes bem como a aplicação dos testes (IHS e ISSL), evidenciam dificuldades dos participantes relacionadas às HS e o estresse, mas através dos encontros, os repertórios comportamentais mostraram-se aprimorados.

Publicado

2020-01-08

Como Citar

NAZAR , Thaís Cristina Gutstein; PERING, Amanda Caroline; GIROTTO, Déborah Alana; KUCMANSKI, Tatiane. Treinamento de habilidades sociais em universitários: um estudo acerca das variáveis estresse e habilidades sociais. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 190–204, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.210. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/210. Acesso em: 1 jul. 2025.