Foco e Escopo 

A Revista Educação, Psicologia e Interfaces (ISSN-2594-5343) é um periódico científico eletrônico com publicação de artigos em FLUXO CONTÍNUO, sem fins lucrativos, que tem a função de socializar as pesquisas e experiências de pesquisadores realizadas em diferentes localidades. Assim, tem como objetivo principal contribuir com a difusão de conhecimentos, sobretudo da Educação, Psicologia e de suas áreas de interfaces, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação. 

É dirigida a professores, educadores, psicólogos e pesquisadores, bem como a estudantes de Graduação e Pós-Graduação, com o fim de subsidiar a reflexão teórica e prática dessas duas áreas, assim como de suas interfaces.

Revista Educação, Psicologia e Interfaces oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade. Em razão disso, sustenta que todos (as) têm o direito de compartilhar e beneficiar dos trabalhos publicados, assim, autoriza e estimula a reprodução do seu conteúdo veiculado, desde que sempre seja citada a sua fonte.

Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

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Políticas de Seção 

A Revista Educação, Psicologia e Interfaces organizada nas seções: Educação, Psicologia e Interfaces aceita as seguintes modalidades de artigos:

  • Revisão de Literatura:  trabalho que tem por objeto resumir, analisar e avaliar trabalhos de investigação já publicados em periódicos científicos. Deve apresentar uma análise crítica ou avaliação que favoreça a discussão de novas ideias ou perspectivas, sobre temas de relevância para área de Educação e/ou Psicologia, ou de suas interfaces. Pode ser uma síntese de investigações empíricas ou de construtos teóricos já publicados, que contribue com os modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. O artigo de revisão de literatura  poderá adotar a "revisão narrativa / tradicional", ou a "revisão sistemática" ou a "revisão integrativa".  A estrutura dos artigos deverá compreender as seguintes partes: introdução; materiais e métodos; resultados e discussão; e considerações finais. 
  • Relato de Experiência:   trabalho resultante do contexto da prática, apresentando dados da experiência  com articulação/discussão teórica, que contribui  para área da Educação e/ou Psicologia, ou de suas interfaces. Deve incluir análise descritiva e/ou inferências de dados próprios, com interpretação e discussão dos resultados. A estrutura dos artigos deverá compreender as seguintes partes: introdução; materiais e métodos da experiência; resultados e discussão; e considerações finais. 
  • Artigo  de Pesquisa Empírica:  trabalho resultante de uma investigação com dados empíricos. Deve incluir aporte teórico-metodológico,  apresentação de resulatdo e  análise interpretativa e/ou inferenciais  de dados, assim como considerações finais . A estrutura dos artigos deverá compreender as seguintes partes: introdução; materiais e métodos; resultados e discussão; e considerações finais.   

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Periodicidade: a partir de 2023 passou a publicar os artigos em FLUXO CONTÍNUO. Também poderá ter,  anualmente, um número temático no formato de dossiê. 

Idioma: recebe texto em português, e/ou inglês, e/ou espanhol. 

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Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação pelos pares está condicionado a vários procedimentos. No primeiro passo os (as) autores (as) interessados (as) na submissão de seus manuscritos deverão realizar seu cadastro no sistema on-line deste periódico e realizar todos os procedimentos necessários para anexar os documentos no sistema. Posteriormente, via sistema é encaminhado um e-mail a(o) autor(a) correspondente, acusando a submissão do manuscrito.

Em mãos dos (as)  editores (as), o processo de avaliação editorial só começara se o manuscrito estiver conforme as normas estabelecidas para autores (as)  e se não for constatado a existência de plágio, mediante o uso de programas anti-plágio, caso contrário, será devolvido para adequação. Para agilizar a avaliação por pares, recomenda-se a(os) autores(as) que submetam os seus artigos devidamente normalizados.

O artigo será apreciado pelos (as) editores(as) quanto a sua adequação  às áreas de abrangência deste periódico, a organização estrutural e  o grau de relevância frente as(os) possíveis leitores (as). Trabalhos não adequados serão devolvidos aos (as)  autores (as), antes mesmo da análise técnico-científica.

O artigo devolvido por razões ligadas à organização textual pode ser ressubmetido. Entretanto, o que não atender os critérios de autoria não será aceito, inclusive os(as) autor (es) poderão responder conforme a lei de Direitos Autorais, nº 9610, de 1998.

Os manuscritos aprovados pelos (as) editores (as) terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois (duas) avaliadores (as),  que trabalharão sem ter ciência dos (as) autores (as) dos artigos. Os (As) avaliadores (as) serão pesquisadores (as) de reconhecida competência na área temática de cada trabalho e, preferencialmente, vinculados a instituições diferentes daquelas onde teve origem o artigo em análise.

Cada avaliador (a) manifestar-se-á em seu parecer, mediante o roteiro avaliador, através de uma das seguintes opções:

  • Aceito
  • Aceito com correções obrigatórias
  • Não aceito

 O (A) avaliador (a) em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, indica alterações, corrige, suprime ou acrescenta trechos e seções, aponta descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologia, solicita explicações mais detalhadas, etc.

Os (As) editores (as) sugerem e estimulam os (as) avaliadores (as) a emitirem pareceres críticos e construtivos acerca do trabalho em análise. Também, aconselham a realização das apreciações do artigo de maneira respeitosa, com críticas e sugestões relevantes para o crescimento da comunidade científica e da civil.  A decisão sobre a aceitação ou rejeição do artigo para publicação terá como fundamento, o parecer dos (as) avaliadores (as), inclusive, serão encaminhadas a(o) autor(a) responsável pela submissão do manuscrito as cópias de todos os pareceres, na íntegra, omitindo-se a identificação dos (as) pareceristas.

Em caso dos (as)  avaliadores (as) emitirem pareceres que gerem empate (um parecer favorável à publicação e outro desfavorável), o manuscrito será encaminhado para um (a) terceiro (a) consultor (a). Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o manuscrito não será aceito para publicação neste periódico. 

A aceitação para publicação do artigo fica condicionada ao atendimento das apreciações e recomendações dos (as) avaliadores (as). Entende-se que as sugestões agregam, somam e melhoram a qualidade do trabalho, por isto, mesmo os artigos com pareceres favoráveis e acompanhados de sugestões para alterações por parte dos (as) pareceristas, eles somente serão publicados depois da revisão que atendam as apreciações indicadas. Após a análise da versão reformulada, se as recomendações dos (as) pareceristas estiverem incorporadas ou justificadas, o artigo é aceito para publicação, ao contrário, será devolvido para nova revisão, inclusive, poderá ser arquivado se não forem atendidas as contribuições propostas pelos (as) avaliadores (as).

Durante a fase de editoração da revista, para agilizar o processo de publicação, os (as) editores (as) reservam o direito de fazer pequenas alterações ou ajustes finais no texto dos autores. Contudo, antes de disponibilizar o manuscrito on-line, uma prova gráfica do trabalho é enviada aos (as) autores (as), ocasião que observarão o ajuste e acatarão ou não a publicação final do manuscrito.

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Política de Acesso Livre

A política editorial deste periódico tem como base a relevância da socialização  dos estudos e pesquisasdesenvolvidas. Por isto, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização  do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade. Em razão disso, sustenta que  todos (as) têm o direito de compartilhar e beneficiar dos trabalhos publicados,  assim, autoriza e estimula a reprodução do seu conteúdo veiculado, desde que sempre seja citada a sua fonte.

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Submissão de Artigo

A submissão de artigo é gratuita e deve ser feita somente via sistema eletrônico, acessível por meio do endereço da Revista  Educação, Psicologia e Interfaces .

A submissão do artigo na revista implica a  cessão de seus direitos autorais em favor deste periódico, assim como a aceitação de suas normas e diretrizes para publicação. 

 

Diretrizes para Autores

Estruturar e formatar o artigo segundo o TEMPLATE adotado pela revista e disponibilizado nesse site. 

Como parte do processo de submissão, os (as) autores (as) são obrigados a observar os pré-requisitos para submissão, considerando os itens listados a seguir:

  1. Durante a submissão on-line, o (a) autor(a) responsável pela submissão deve atestar a veracidade das informações,  assegurar a sua não submissão a outro periódico, a conformidade com as características de formatação requeridas para os arquivos de dados, bem como a concordância com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho.
  2. Se o trabalho envolveu diretamente animais ou seres humanos como sujeitos da pesquisa, deve-se comprovar a sua aprovação prévia por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). As decisões e procedimentos éticos baseiam-se na Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos) e na Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).
  3. Submeter os trabalhos escritos em português ou inglês, e atender as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  4. Assumir a responsabilidade quanto a sua participação, de  forma significativa na construção e formação do artigo e que,  enquanto autor, tem responsabilidade pública pelo conteúdo veiculado.
  5. Não  publicação ou submissão do artigo  à apreciação de outro periódico.
  6. Assumir a ciência de que não será remunerada a publicação de seu trabalho e que abre mão dos seus direitos autorais em favor deste periódico. Contudo, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a socilaizar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem ou demais meios de divulgação, desde que citada a fonte da publicação original que é este periódico.
  7. Formatar o manuscrito conforme as normas e diretrizes especificadas no manual para autores deste periódico.
  8. Assumir a ciência de que os artigos que não atenderem as normas do periódico não serão publicados.
  9. Disponibilizar um arquivo suplementar com o artigo completo, inclusive com a identificação, afiliação institucional, titulação e o Orcid  dos (as) autores (as).
  10. Cada autor só poderá publicar 1 (um) único artigo por ano, inclusive em caso de coautoria.   

Revista Educação, Psicologia e Interfaces  não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores sendo de total responsabilidade do autor e coautores os conteúdos, informações e declarações contidos nos artigos publicados. 

Disponibilizamos as normas, diretrizes e demais documentos necessários aos (as) autores (as) que desejam submeter seus manuscritos neste periódico.

Formato do Texto 

O texto deve ser digitado em processador de texto Word (arquivo com extensão doc ou docx) e deve ser digitado em espaço 1,5 entre linhas, tamanho 12, fonte Times New Roman com amplas margens (superior e inferior = 3 cm, laterais = 2,5 cm), não sendo inferior a  9 (nove)  e nem ultrapassando o limite de 15 (quinze) páginas, incluindo página de rosto, resumos, corpo do texto, referências, figuras, tabelas, anexos e demais elementos pertinentes.

Página de rosto (1ª página) 

Deve conter: a) TÍTULO DO ARTIGO (preciso e conciso) e sua versão no inglês; b) nome completo dos autores com indicação da filiação institucional e país. 

Resumo (na sequência) 

Resumos do conteúdo em português e inglês. Quanto à extensão, o resumo deve conter no máximo 1.500 caracteres com espaços (cerca de, no mínino 200 e no máximo 350 palavras), em um único parágrafo. Quanto ao conteúdo, seguindo a estrutura formal do texto, ou seja, indicando objetivo, procedimentos básicos, resultados mais importantes e principais conclusões. Quanto à redação, buscar o máximo de precisão e concisão, evitando adjetivos e expressões como "o autor descreve". O resumo e o abstract devem ser seguidos, respectivamente, da lista de até cinco palavras-chave e keywords (em ordem alfabética e separadas entre si por ponto). 

Corpo do Texto

O corpo do texto contempla as seguintes seções enumeradas:

1 Introdução -  aporte teórico do objeto investigado, justificativa/relevância do trabalho e seu objetivo. 

2 Material (is) e Método (s) - descrever todas as informações necessárias para permitir a replicabilidade por parte de outros pesquisadores. Incluem caracterização dos sujeitos da pesquisa, instrumentos utilizados, procedimentos para construção das informações/dados e das análises.

 3 Resultados e Discussão – os resultados devem ser apresentados de forma breve concisa. Tabelas, figuras e imagens podem ser incluídos quando necessários para garantir a melhor e mais efetiva compreensão dos dados, desde que não ultrapassem o número de páginas permitido no artigo. A discussão tem o objetivo de interpretar e analisar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis.

4 Considerações Finais – devem ser apresentadas de forma objetiva a (as) conclusão (ões) do trabalho, sem necessidade de citar referências bibliográficas.

Referências Bibliográficas - a revista adota as normas da ABNT para apresentação das citações no texto e referências bibliográficas.

A exatidão das referências bibliográficas constantes no artigo e a correta citação no corpo do texto são de responsabilidades do(s) seus (as) autor (es). 

A revista recomenda que os (as) autores (as) priorizem as referências dos últimos cinco anos, mantendo as fontes bibliográficas clássicas independentemente do ano de sua publicação. E também que  eles (as)  realizem a conferência de todas as citações do texto e as referências listadas no final do artigo.

Agradecimentos -  quando pertinentes, serão dirigidos às pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho, são apresentados ao final das referências. 

Autoria - deverá constar em ordem de autoria e as credenciais dos (as) autores (as), ou seja, identificação, afiliação institucional, titulação e  o Orcid de cada autor .

Disponibilizamos as normas, diretrizes e demais documentos necessários aos (as) autores (as) que desejam submeter seus artigos neste periódico. Baixe o TEMPLATE, antes da submissão do seu artigo.

 

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Instruções aos Pareceristas/Avaliadores (as)

Os (As) avaliadores (as) são constituídos por pesquisadores (as) reconhecidos (as)  na comunidade acadêmica nacional e/ou internacional, que colaboram com a Revista Educação, Psicologia e Interfaces mediante a emissão de pareceres pontuando as contribuições, a qualidade e relevância dos artigos.

É de responsabilidade do (a) avaliador(a) realizar a análise dos artigos, considerando os seguintes elementos: interesse para o periódico; relevância/contribuição para comunidade científica e a sociedade no geral; atualidades dos aspectos teóricos e metodológicos; clareza, coesão e concisão do texto; adequação do artigo as normas deste periódico.

Os (As) avaliadores (as) em seu parecer devem: recomendar a aceitação do manuscrito para publicação no periódico, pontuando seus aspectos relevantes, ou; recomendar a aceitação do manuscrito para publicação no periódico, condicionada as revisões indicadas/pontuadas, ou; rejeitar os artigos, pontuando as fragilidades dos mesmos. A avaliação com o parecer será emitido através do ROTEIRO AVALIADOR

Quando necessário a Revista Educação, Psicologia e Interfaces contará com pareceristas/avaliadores (as) Ad Hoc que têm as mesmas funções dos demais deste periódico.