Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero, e identidade em Youtuber mirim

  • Marcela Cristina Gomes da Silva Universidade Católica de Brasília/Brasil
  • Luciana da Silva Santos Universidade Católica de Brasília/Brasil

Resumo

O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.

 

Biografias Autor

Marcela Cristina Gomes da Silva, Universidade Católica de Brasília/Brasil

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília.

Luciana da Silva Santos , Universidade Católica de Brasília/Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Publicado
30-12-2019
Secção
Dossiê (2019): Inclusão e Diversidade (Finalizado)