Análise de discursos inclusivos em escolas de ensino regular a partir do relato de professores e gestores
Português (Brasil)
Abstract
Esta pesquisa tem como tema a inclusão escolar, sob a perspectiva de sua articulação discursa com outros campos do saber e discursos, buscando refletir sobre as práticas discursivas que possuem status de verdade na contemporaneidade, ao narrar e ser narrada por todos aqueles envolvidos no cotidiano escolar e que permearão o fazer destes. Nesse sentido, propomos investigar e refletir criticamente a partir dos relatos de professores e gestores de escolas de ensino regular sobre suas percepções a respeito dos processos de inclusão, buscando diferentes concepções e campos de tensão em tais práticas. A amostra foi composta por 5 professores e 2 gestores de escolas públicas de ensino regular. As informações foram coletadas por entrevista semi-estruturada a partir de roteiro previamente elaborado. A análise destas foi elaborada pela organização das práticas discursivas em três categorias, quais sejam: como os profissionais entendem o processo de inclusão escolar, como se percebem neste processo e a presença de outros campos do saber. Concluimos que o discurso da educação inclusiva se articula com áreas como a pedagogia, medicina e psicologia no sentido da produção de um sujeito alocado e representado como anormal, fazendo-se necessário para a efetivação da inclusão escolar, práticas discursivas que se fundamentem nas diferenças e heterogeneidade.