Diversidade entre docentes das Instituições de Educação Superior brasileiras

Autori

  • Fabíola Marinho Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil
  • Roberval Passos de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil
  • Everson Cristiano de Abreu Meireles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Brasil
  • Luciana Alaíde Alves Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB)/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i4.150

Abstract

A diversidade no trabalho pode ser entendida como a representação de pessoas com diferentes identidades grupais, levando a diferentes formas de pensar e agir frente ao trabalho e às organizações. O presente estudo objetivou caracterizar docentes de Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras no que se refere a diferentes grupos de identidade (gênero, raça e deficiência). Trata-se de um estudo que utilizou dados secundários do Censo da Educação Superior de 2015, referentes a docentes. Os dados foram tratados mediante o uso de um pacote estatístico, realizando-se análises descritivas. Observou-se que a maioria dos docentes (57,3%) trabalhava em instituições privadas. Dentre as instituições públicas, a maior parte estava vinculada a instituições federais (27,2%). Em relação a gênero, 54,6% eram Homens e 45,4% Mulheres. Sobre grupo racial, identificou-se uma maioria de docentes Brancos (75,0%), em comparação ao número de Negros (23,4%). O percentual de Pessoas com Deficiência mostrou-se muito mais baixo (0,4%) entre docentes do que na população brasileira (31,4%). Diante desses resultados, é possível perceber, entre docentes de IES, uma sub-representação de Mulheres, Pessoas Negras e Pessoas com Deficiência. Entende-se que levantamentos acerca de como grupos são representados e atuam em IES mostram-se relevantes para elaboração de políticas e práticas de diversidade e inclusão, que envolvem promover representatividade numérica e valorização dos diversos grupos.

Pubblicato

2019-12-30

Come citare

COSTA, Fabíola Marinho; OLIVEIRA, Roberval Passos de; MEIRELES, Everson Cristiano de Abreu; SANTANA, Luciana Alaíde Alves. Diversidade entre docentes das Instituições de Educação Superior brasileiras. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 67–82, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i4.150. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/150. Acesso em: 1 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê (2019): Inclusão e Diversidade (Finalizado)