Memória e linguagem do cordel: o folheto popular como recurso pedagógico

  • Geronildo Ramos Pereira Universidade do Estado da Bahia/Brasil
  • Ivonete Barreto de Amorim Universidade do Estado da Bahia/Brasil

Résumé

RESUMO

O artigo tem como objetivo discutir a respeito da Literatura de Cordel, apresentando suas caraterísticas, refletindo sobre seu uso como recurso pedagógico, que pode ser explorado pelos docentes na escola básica, uma vez que traz uma linguagem bastante acessível e coloquial, próxima à realidade dos estudantes, de maneira interdisciplinar, podendo também ser debatida por qualquer área, a partir das diversas temáticas presentes nessa literatura. O uso da Literatura de Cordel, em sala de aula, é muito importante, enquanto um gênero textual, no que se refere a diversos elementos, dentre eles, a linguagem, o discurso, os valores sociais, e, principalmente, no incentivo à leitura e à escrita. Traz, ainda, possibilidades de trabalho com essa arte a serem realizadas pelo docente em sua prática pedagógica, com as estrofes e as xilogravuras, sendo este interdisciplinar, podendo ser explorado com sua variedade de temas e situações de humor, comédias, fatos reais, relatos históricos, de ficção, abordando diferentes visões de mundo de acordo com o contexto e conteúdo Assim, essa discussão deixa evidente que o Cordel pode ser utilizado como recurso pedagógico para deixar as aulas mais dinâmicas, contribuindo para formação de leitores e escritores, um movimento de ensino e aprendizagem significativo, humano e contextualizado.

Palavras-chave: Literatura de Cordel. Linguagem. Prática Docente.

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Publiée
18-12-2018