Reflexões sobre aprender a dizer a sua palavra em contexto de diversidade educacional para a cidadania
Résumé
A palavra na educação Freireana assume um estatuto que supera o de mero suporte linguístico carregado de significados, comportando sentido e valor na relação dialogante, onde os saberes são contextualizados e as experiências assumidas como elementos que informam a relação educativa para a cidadania. A palavra deve ser capaz de transformar o sujeito desmistificando a ideia de educação bancária, para a emancipação deste, assumindo um caráter político (Freire, 2018) com ciência e ternura, boniteza e arte, no sentido de tornar as suas práticas como um exercício de libertação pelo cultivo da consciência crítica, ética e humana sobre as normas socialmente instituídas, a fim de “escutar os apelos que convocam (…) sempre mais além de seus limites” (Fiori, 2018, p. 15). Sendo a educação uma forma de intervenção no mundo realizamos a pesquisa a fim de percebermos como o estudante pode dizer melhor a sua palavra em contexto de diversidade educacional e como as Ciências da Educação contribuem para a autonomia com vista o alcance de uma educação libertadora e inclusiva. A partir dos paradigmas fenomenológico-interpretativo e sociocrítico, com recurso a pesquisa bibliográfica e a técnica de análise desses dados, os resultados apontam que a presença de um diálogo efetivo e a escuta conferem a centralidade aos estudantes, atende às particularidades e valoriza os saberes.