Afetividade e relação professor-criança na educação infantil

Auteurs-es

  • Ana Carolina Rosa Moraes da Silva Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC

DOI :

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i2.144

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender como as relações afetivas entre criança e professor contribuem no processo de aprendizagem na educação infantil. A análise de dados foi realizada a partir de abordagem quanti/qualitativa, onde o pesquisador pode a partir de dados quantitativos, explicar os dados coletados a fim de estabelecer maior conhecimento. A pesquisa foi de caráter exploratória, para nos familiarizarmos com o assunto, e obter uma maior compreensão sobre o tema proposto. Como procedimento foi aplicado questionários para as professoras das turmas de crianças pequenas e bem pequenas, com perguntas sobre como veem a afetividade no cotidiano escolar. A importância do processo de aprendizagem está vinculada com o afeto que os mesmos têm na instituição, diante disso não se pode trabalhar sem sentimento no que faz. Pois em muitos momentos é na instuição que a criança tem a atenção que necessita, e vê o professor como alguém que pode lhe ajudar a entender seu papel frente a sociedade. A pesquisa baseia-se na visão de Paulo Freire e a contribuição de outros autores tais como: Miguel Arroyo, Demo, Kullok, Libaneo, Masseto, Taille, Wallon e Piaget que trabalham o tema a afetividade na educação infantil.A pesquisa nos fez compreender, como a afetividade esta inserida dentro de sala de aula na atualidade, e como ela colabora no processo de ensino aprendizagem.

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Publié-e

2019-08-26

Comment citer

SILVA, Ana Carolina Rosa Moraes da. Afetividade e relação professor-criança na educação infantil. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 7–20, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i2.144. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/144. Acesso em: 5 juill. 2025.