Afetividade e relação professor-criança na educação infantil
Abstract
O objetivo deste artigo é compreender como as relações afetivas entre criança e professor contribuem no processo de aprendizagem na educação infantil. A análise de dados foi realizada a partir de abordagem quanti/qualitativa, onde o pesquisador pode a partir de dados quantitativos, explicar os dados coletados a fim de estabelecer maior conhecimento. A pesquisa foi de caráter exploratória, para nos familiarizarmos com o assunto, e obter uma maior compreensão sobre o tema proposto. Como procedimento foi aplicado questionários para as professoras das turmas de crianças pequenas e bem pequenas, com perguntas sobre como veem a afetividade no cotidiano escolar. A importância do processo de aprendizagem está vinculada com o afeto que os mesmos têm na instituição, diante disso não se pode trabalhar sem sentimento no que faz. Pois em muitos momentos é na instuição que a criança tem a atenção que necessita, e vê o professor como alguém que pode lhe ajudar a entender seu papel frente a sociedade. A pesquisa baseia-se na visão de Paulo Freire e a contribuição de outros autores tais como: Miguel Arroyo, Demo, Kullok, Libaneo, Masseto, Taille, Wallon e Piaget que trabalham o tema a afetividade na educação infantil.A pesquisa nos fez compreender, como a afetividade esta inserida dentro de sala de aula na atualidade, e como ela colabora no processo de ensino aprendizagem.