Ruptura de mitos acerca da deficiência intelectual e o PDI como facilitador de aprendizagem

  • Jucelaine da Silveira Universidade Nacional de Rosário/Argentina.

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar uma reflexão sobre um ponto crucial da escola inclusiva: as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Como alvo de nossa pesquisa, está a rede municipal de escolas de ensino fundamental do município de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sabemos que esta rede tem feito movimentos para implantar a educação especial inclusiva. Entre as preocupações está a adequação curricular nas turmas regulares de ensino. Incluir este aluno nas classes regulares requer repensar a proposta político pedagógica, adaptando o currículo à sua condição cognitiva, social e cultural. Sob esta ótica, uma vez que abre suas portas para uma clientela segregada, a escola se depara com uma realidade a ser repensada para uma atuação responsável, que contribua na aprendizagem de cada aluno e, portanto, adequando seu funcionamento, ritmo e linguagem para garantir o direito à educação que toda pessoa tem.  Na trilha investigativa, buscamos extrair dos cotidianos das diferentes instituições e do evento anual intitulado “Jornada Vivências da Inclusão 2019”, proposto pela secretaria de educação municipal, elementos para tecer ideias a respeito da inclusão buscando aprofundar nosso conhecimento sobre a deficiência intelectual e o nosso olhar sobre as inovações curriculares em prol da aprendizagem desta parcela de alunos que, atualmente, frequenta a escola regular.

Publicado
01-04-2020