O tratamento de sintomas de ansiedade baseado na música e Terapia Cognitivo-Comportamental

  • Wildson Cardoso Assunção Universidade de Gurupi/Brasil
  • Daniel Carlos Carvalho de Castro Associação De Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Nacional/TO/Brasil
  • Kariely Vegini Reis Hospital Maternidade Dona Regina - Palmas/TO/Brasil
  • Weverson Cardoso de Jesus Universidade Federal do Tocantins/Brasil

Resumo

Introdução: A música promove efeitos das mais diversas classes na mente humana. É praticamente impossível falar sobre fatores que influenciam o comportamento humano sem que haja, em algum momento, algo relacionado à música. Pesquisas tem sugerido que a música pode ser um aliado em tratamento de sintomas de ansiedade através da Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC. Objetivos: Descrever e discutir sobre a eficácia do uso da música em Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento de sintomas de ansiedade. Metodologia: O presente estudo fez uso da revisão narrativa da literatura que possibilita descrever e discutir determinado assunto de forma eficiente, fornecendo subsídios para a discussão de uma perspectiva teórica. Utilizou-se uma abordagem descritiva e qualitativa. Resultados e discussão: Boa parte das pesquisas descrevia o uso terapêutico da música no campo da musicoterapia, que é um campo autônomo e independente, com métodos de intervenção próprios. Foi necessário descrever e considerar que há uma diferença entre musicoterapia e terapias com música ou música em terapia. O uso da música pela TCC é requisitado, descrito e recomendado, apresentando bons resultados. Conclusão: A literatura apresenta o uso da música em TCC como um recurso possível e com bons resultados no tratamento de sintomas de ansiedade e outros aspectos cognitivos disfuncionais. Foi encontrada uma diferença clara entre musicoterapia e terapia com música, no entanto, não foram encontrados estudos que apresentassem essa discrepância de forma direta e sistematizada.

Biografia do Autor

Daniel Carlos Carvalho de Castro, Associação De Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Nacional/TO/Brasil

Graduado em Fisioterapia pelo Instituto De Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO (Palmas/TO). Atualmente é fisioteraputa na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Nacional/TO.

Kariely Vegini Reis, Hospital Maternidade Dona Regina - Palmas/TO/Brasil

Especialista em Motricidade Orofacial pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2010). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2008). Atualmente é Fonoaudióloga no Hospital Maternidade Dona Regina - Palmas/TO.

Publicado
08-01-2020