Uni duni tê...aprender o quê? O educar, o cuidar e o brincar como práticas indissociáveis na Educação Infantil
Resumo
Este artigo aborda as interfaces do cuidar, educar e brincar na perspectiva da Educação Infantil enquanto etapa da Educação Básica. A educação de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, envolve respectivamente dois processos complementares e indissociáveis: O cuidar e o educar. As creches e pré-escolas se constituem ambientes de cuidados e educação, contudo ainda é notório a discrepância nas formas de atender as crianças nestes espaços. A expansão da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica no Brasil vem ocupando os debates educacionais e os movimentos sociais nos últimos 30 anos, de forma crescente e progressiva, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das vivências, experiências e aprendizagens na primeira infância, o que motiva demandas por uma Educação Infantil institucional de qualidade e que promova aprendizagens significativas às crianças da faixa etária de zero a seis anos. Nesse contexto, há algumas inquietações e tessituras que permeiam esse artigo e nos levam a refletir sobre essa importante etapa da educação básica: O que é aprender na Educação Infantil? O que se aprende na Educação Infantil? Como se aprende na Educação Infantil? A criança da Educação infantil aprende? Afinal, qual o papel da Educação Infantil? A Educação Infantil é espaço de cuidar, educar ou brincar? Todas essas reflexões serão desveladas ao longo deste artigo, perpassando pelas bases legais e políticas públicas que endossam a Educação Infantil no Brasil até o arcabouço teórico e curricular, os quais dão sustentação as práticas pedagógica e metodológica desta etapa tão importante para o desenvolvimento humano.