DESAFIOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Centro Universitário Alves Faria
  • Dayane Messias Gonçalves Ribeiro Watanabe Centro Universitário Alves Faria

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v5i1.485

Resumo

A pandemia da COVID-19 provocou diversos prejuízos a sociedade. E na educação no Estado de Goiás isso não foi diferente. Com a suspensão das aulas, iniciou-se o desafio da continuidade ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE para garantir o acesso a alimentação das crianças que continuariam estudando em casa. Para tanto, foram publicadas resoluções e portarias que autorizaram e regulamentaram a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do PNAE aos responsáveis dos estudantes durante a pandemia.  O objetivo deste estudo foi refletir sobre os desafios  para execução do PNAE durante o cenário pandêmico. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de revisão documental e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de análise. Este trabalho justifica-se pela necessidade de compreender o PNAE como uma política pública que deve ser garantida com qualidade para os estudantes da Educação Básica. Como resultado das análises realizadas, constatou-se que o PNAE contribuiu para a autonomia alimentar dos estudantes e suas famílias. É importante fortalecê-lo como política pública indispensável na Educação Básica.

Publicado

2023-07-10

Como Citar

MARIATT DE OLIVEIRA CHAMPANGNATTE, Dostoiewski; MESSIAS GONÇALVES RIBEIRO WATANABE, Dayane. DESAFIOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 7, n. 1, p. v5i1.485, 2023. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v5i1.485. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/485. Acesso em: 5 jul. 2025.