A moral no ensino superior: produções científicas sobre desenvolvimento moral e formação de professores
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca do desenvolvimento moral na formação de professores. Para isto, pesquisamos os artigos científicos que envolvem o desenvolvimento moral na formação de professores, pois consideramos importante que haja uma preocupação com a formação moral destes, visto que são os agentes mediadores em sala de aula e formadores de crianças em desenvolvimento. Nesta pesquisa, encontramos poucos trabalhos que tratam destes temas de maneira íntima, o que nos leva a pensar que existe muito trabalho a fazer. Isto também se nota a partir das relações existentes nas escolas, os conflitos, e o despreparo do professor para lidar com estas questões. Nos propusemos a investigar as pesquisas relacionadas com esta temática a fim de contribuir para uma reflexão mais ampla, no sentido de como o ensino superior pode formar professores qualificados adequadamente para lidar com questões que extrapolam o campo intelectual; como também, no próprio ensino superior, ultrapassar o campo universitário e pensar o professor atuante, aquele que lida com inúmeros problemas sociais, econômicos e afetivos de seus alunos. Tendo um papel tão importante que é do professor, acreditamos que precisam, e merecem, uma formação mais digna de atuação.