A moral no ensino superior: produções científicas sobre desenvolvimento moral e formação de professores

Resumen

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca do desenvolvimento moral na formação de professores. Para isto, pesquisamos os artigos científicos que envolvem o desenvolvimento moral na formação de professores, pois consideramos importante que haja uma preocupação com a formação moral destes, visto que são os agentes mediadores em sala de aula e formadores de crianças em desenvolvimento. Nesta pesquisa, encontramos poucos trabalhos que tratam destes temas de maneira íntima, o que nos leva a pensar que existe muito trabalho a fazer. Isto também se nota a partir das relações existentes nas escolas, os conflitos, e o despreparo do professor para lidar com estas questões. Nos propusemos a investigar as pesquisas relacionadas com esta temática a fim de contribuir para uma reflexão mais ampla, no sentido de como o ensino superior pode formar professores qualificados adequadamente para lidar com questões que extrapolam o campo intelectual; como também, no próprio ensino superior, ultrapassar o campo universitário e pensar o professor atuante, aquele que lida com inúmeros problemas sociais, econômicos e afetivos de seus alunos. Tendo um papel tão importante que é do professor, acreditamos que precisam, e merecem, uma formação mais digna de atuação.

Biografía del autor/a

Maíra de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista/Brasil.

Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus Marília, graduada em Psicologia (UNIMAR), Mestre em Educação (UNESP - Marília).

Érica de Cassia Gonçalves, Universidade Estadual Paulista/Brasil.

Prefeitura Municipal de Guaxupé/MG, graduada em Pedagogia (CUFEG.), mestranda em Educação (UNESP - Marília).

Publicado
03-05-2020