Políticas para a educação inclusiva, diversidade cultural e a formação de professores: primeiras aproximações
Abstract
Este texto tem como objetivo compreender a política para a Educação Inclusiva no Brasil, no contexto da propalada diversidade cultural. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de análise bibliográfica que abordou as primeiras aproximações sobre o tema. Considera-se que a perspectiva da sducação inclusiva diante da divdersidade cultural deve ser entendida sob o aspecto de incluir a todos e todas no sistema educacional, sendo assim, engloba todas as pessoas que, historicamente são excluídas do acesso e do direito a aprendizagem e ao desenvolvimento no espaço educacional, sejam elas, crianças e adolescentes pobres, negros, indígenas, outras etnias, imigrantes, em conflito com a lei, com necessidades educacionais especiais, com deficiências, jovens e adultos em atraso escolar, diferentes identidades e orientação sexual, entre outros. O tema é relevante, pois se refere a um dos desafios a ser alcançado na Agenda E2030, no qual carece de uma compreensão crítica para identificar os desafios, avanços e retrocessos no campo da Educação Inclusiva.