Formação inicial de professores de biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática
Abstract
O estágio supervisionado ainda representa o principal meio de acesso aos conhecimentos e vivências que perfazem o fazer docente. Assim, é por natureza, um ambiente fecundo para a discussão e compreensão dos saberes e significados que este propicia a formação de professores. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores de Biologia a partir de reflexões acerca das vivências experimentadas em turmas de primeiro ano do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, com abordagem autobiográfica tendo como sujeito da pesquisa um professor de biologia em formação inicial. O objeto de análise corresponde às memórias e registros feitos em diários de bordos pelo sujeito de pesquisa. A partir da evocação das experiências e sentimentos manifestados durante as práticas de ensino vivenciadas, foi observado que é no ambiente escolar, o espaço em que professores em formação apropriam-se dos saberes e fazeres próprios da docência mediante uma ação reflexiva que contempla a problematização dos dilemas escolares. Neste contexto, possibilita ainda ao professor aprendiz apropriar-se do seu campo de atuação, através da interação do professor em formação com os diferentes sujeitos que compõem a comunidade escolar. É, por tanto, espaço singular para a construção identitária do profissional docente.