A implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em redes municipais de ensino em Ponta Grossa e Curitiba, no Estado do Paraná

Autori

  • Amanda Sousa Batista do Nascimento Universidade Nove de Julho (UNINOVE)/Brasil
  • Tatiana Zanini da Silva Patiño Universidade Nove de Julho (UNINOVE)/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.221

Abstract

O presente artigo tem por objetivo principal discutir a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em redes municipais de ensino em Ponta Grossa e Curitiba, no estado do Paraná. Trata-se de uma revisão de literatura, com ênfase na análise de dois estudos acadêmicos acerca do processo de implementação desta política em redes municipais de ensino brasileiras: uma em Ponta Grossa e outra em Curitiba, no estado do Paraná. Para analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nesses municípios, este artigo utiliza-se das pesquisas realizadas por Joslin (2014) e Kowalski (2011) que apresentam o cenário no qual as políticas educacionais inclusivas têm se consolidado nas redes de ensino supracitadas, considerando os aspectos facilitadores para sua implementação e verificando quais deles são efetivamente encontrados no processo. Para tanto, faz-se necessário o debate sobre significado da inclusão, de políticas públicas inclusivas e de marcos históricos da Educação Inclusiva no Brasil.

Pubblicato

2020-01-08

Come citare

NASCIMENTO, Amanda Sousa Batista do; PATIÑO , Tatiana Zanini da Silva. A implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em redes municipais de ensino em Ponta Grossa e Curitiba, no Estado do Paraná. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 20–35, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.221. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/221. Acesso em: 3 lug. 2025.