Implantação da política para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde: apontamentos por professores em um curso de formação reflexiva colaborativa
Abstract
Considerando a importância de políticas públicas voltadas para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde, o presente estudo teve como objetivo geral descrever a experiência dos participantes em um curso de formação colaborativa reflexiva, acerca da implantação da política para o atendimento ao escolar em tratamento de saúde por meio das classes hospitalares. A presente pesquisa se constitui de caráter colaborativo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 22 participantes. O local da coleta de dados foi uma Diretoria de Ensino, situada em uma cidade do interior do estado de São Paulo, onde ocorreu um curso de formação continuada colaborativa, sendo realizados cinco encontros presenciais e disponibilizados cinco unidades didáticas na plataforma online do Google Classroom. Os resultados demonstraram que os participantes reconhecem a importância de uma política pública em âmbito nacional, objetivando garantir o atendimento ao escolar em tratamento de saúde, considerando que em muitos casos, as políticas de Estado não são cumpridas adequadamente, assim, muitos alunos não desfrutam da escolarização no ambiente hospitalar. Além disso, destaca-se a luta dos professores de classes hospitalares, buscando um maior reconhecimento desse serviço de suma importância para crianças e jovens doentes. Portanto, reforça-se a importância da criação e efetivação de uma política específica sobre o atendimento educacional hospitalar em âmbito nacional, para a garantia do direito à educação para crianças, jovens e adultos em estado de hospitalização, promovendo a conscientização do governo sobre a importância desse serviço.