Talento musical: revisão sistemática de produções em banco de dados

  • Fabiana Oliveira Koga Universidade Federal de São Carlos/Brasil.
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos/Brasil.

Abstract

A manifestação do talento musical pode ocorrer em qualquer pessoa, em diferentes momentos da vida e em todas as esferas sociais e econômicas. A identificação e avaliação do talento musical são tarefas consideradas complexas e a resposta educativa para o indivíduo talentoso requer investimento, seja ele governamental e/ou de iniciativas independentes do poder público. A partir desse entendimento, questionou-se quais são as produções científicas, em âmbito nacional e internacional, relacionadas à identificação e avaliação do talento musical na perspectiva educacional. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi buscar e analisar as produções científicas, em âmbio nacional e internacional, relacionadas à idenficação e avaliação do talento musical na perspectiva educacional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se revisão sistemática em três bancos de dados, dois nacionais e um internacional, sem recorte temporal. A análise dos dados realizada se deu de forma qualitativa. Como resultado, foram encontradas quatro pesquisas empíricas dedicadas à identificação e avaliação do talento musical mediante instrumentos de mensuração específicos da área da música. Verificou-se que a reduzida produção encontrada pode estar relacionada ao atraso em relação à Educação Musical, considerando barreiras: o atendimento educacional de crianças e jovens talentosos, a descontinuidade de programas para desenvolver o talento e a desvalorização da música e, elas, necessitam ser transpostas.

Biografia autore

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos/Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora adjunto 4 da Universidade Federal de São Carlos. 

Pubblicato
01-04-2020