Projeto de uma Cela Braille de baixo custo

Autori

  • Heloise Dellagnelo Torres Universidade do Vale do Itajaí/Brasil
  • Alejandro Rafael Garcia Ramirez Universidade do Vale do Itajaí/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i4.189

Abstract

O artigo tem como objetivo projetar uma única Cela Braille que proporcione a acessibilidade a leitura para pessoas com deficiência visual, tendo como premissa o baixo custo para permitir o acesso do dispositivo para pessoas de diversas classes sociais. Este produto permite o uso tanto por usuários que estão no processo de aprendizado do código Braille, como por leitores que já possuem esta alfabetização. O dispositivo pode ser utilizado em casa, na escola e em qualquer local que disponha de um computador com porta USB. O embasamento técnico científico foi tido por meio de trabalhos precedentes onde idéias similares foram desenvolvidas, o intuito foi aprimorá-los incluindo caracteres no programa de computador e um botão auxiliar para controlar a velocidade de leitura. Realizou-se uma pesquisa de mercado para encontrar os componentes adequados para o projeto, onde priorizou-se a qualidade, as dimensões e o custo das peças. O desenho do dispositivo foi feito em um software de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) para que fosse impresso tridimensionalmente posteriormente. Utilizou-se o software Arduino IDE para fazer a programação do hardware que traduz textos digitados no computador para caracteres Braille diferenciando letras maiúsculas, letras minúsculas e números. O projeto foi validado utilizando trabalhos antecedentes, testes que envolveram o hardware e o dispositivo físico, e com uma simulação computacional.

Pubblicato

2019-12-30

Come citare

DELLAGNELO TORRES, Heloise; GARCIA RAMIREZ, Alejandro Rafael. Projeto de uma Cela Braille de baixo custo. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 135–149, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i4.189. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/189. Acesso em: 16 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê (2019): Inclusão e Diversidade (Finalizado)