Educação ambiental no contexto escolar: conscientização de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental

  • Amanda Costa Amorim Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/Brasil
  • Carlos Jardel Araújo Soares Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/Brasil

Abstract

O trabalho apresenta um estudo feito sobre a educação ambiental em uma escola com Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Caxias – MA, propondo que a Educação Ambiental (EA) seja tratada no ambiente escolar, centrada nos princípios de colaboração, independência e interação entre os educandos. O objetivo foi identificar o nível de conscientização dos alunos da modalidade EJA sobre educação ambiental. Para a sua realização, foi feita pesquisa descritiva e bibliográfica, e aplicado um questionário para 60 alunos. Os principais resultados encontrados foram pouco conhecimento sobre o meio ambiente, reconheceram que a cidade tem problemas ambientais, no qual o principal agente causador é o homem. E o problema mais relevante foi a poluição dos rios. O veículo de comunicação mais utilizado para adquirir informação é a televisão, sendo perceptível a falta da busca pela leitura de livros, revistas e jornais a respeito do meio ambiente. Outra informação relevante foi que menos de 20% recebem conhecimento sobre Educação Ambiental por meio dos professores. Notou-se que os alunos dessa modalidade de ensino socializam seus conhecimentos no ambiente familiar e na comunidade, levando com que a informação repassada, atingisse de forma indireta, outras pessoas ligadas à escola de aplicação. Os alunos compreenderam a importância de contribuir com a preservação do meio ambiente, não só na escola, mas em casa com a família, responsabilizando-se em preservar o meio em que vive.

Pubblicato
26-08-2019