Ansiedade no mundo contemporâneo e sua influência na educação

Autori

  • Clarissa de Moraes Guth Centro Universitário Ritter dos Reis/Brasil
  • Carlos Alberto Veit Centro Universitário Ritter dos Reis/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i2.139

Abstract

O presente artigo busca contribuir com a literatura sobre o tema da ansiedade, considerada na contemporaneidade um sintoma social e, a partir da visão do Humanismo, procura discutir quais seriam suas influências sobre a educação moderna. Segundo autores de destaque da Abordagem Humanista, como Rollo May e Carl Rogers, são feitas reflexões Acerca dos temas contemporâneos discutidos. O artigo ainda procura informar a respeito da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que vem acometendo jovens e adultos, sendo facilmente confundidos com outros tipos de diagnósticos aos olhos dos educadores nas escolas. Então se destaca a importância de que as avaliações diagnósticas sejam feitas somente por profissionais capacitados. Concluí-se, assim, que as práticas atuais em educação precisam ser revistas para proporcionar um ensino de qualidade, onde a valorização dos educadores faça-se presente em nossa sociedade.

Pubblicato

2019-08-26

Come citare

GUTH, Clarissa de Moraes; VEIT, Carlos Alberto. Ansiedade no mundo contemporâneo e sua influência na educação. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 57–68, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i2.139. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/139. Acesso em: 6 set. 2025.