A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social

Autori

  • Cristina Ferreira de Assis Universidade Federal de Ouro Preto- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i2.135

Abstract

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi analisar a relação família-escola em um meio de alta vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo do caso de uma escola pública da periferia de Mariana-MG. Como metodologia, utilizou-se de observação orientada e entrevistas semiestruturadas com sujeitos que estabelecem diferentes relações com a escola, como pais, comunidade, gestores e funcionários da instituição escolar. Os resultados demonstram que o efeito-território contribui para a manutenção das desigualdades sociais na escola, assim como no processo de escolarização, embora os entrevistados identifiquem e vivenciem esses efeitos de formas muito distintas.

Palavras-chaves: Relação família-escola, vulnerabilidade social, camadas populares.

Pubblicato

2019-08-26

Come citare

ASSIS , Cristina Ferreira de. A relação família-escola em um território de alta vulnerabilidade social. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 21–33, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i2.135. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/135. Acesso em: 5 lug. 2025.