Tecnologias da informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem
Résumé
O artigo tem o intuito de discorrer sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação na prática docente. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem no qual foi possível obter informações sobre o conhecimento, utilização e contribuição das tecnologias na prática pedagógica. A metodologia adotada nessa pesquisa é a revisão da literatura. A ação educativa, com o envolvimento das TIC’s, poderá ser desenvolvida na perspectiva de promover a experimentação, a descoberta e a construção de aprendizagem significativa. A mediação do processo de ensino aprendizagem com o uso dessas ferramentas requer uma avaliação tanto do processo quanto do resultado. A escola não está alheia à sociedade, mas imersa nela e, assim, é influenciada o tempo todo pelas modificações ocorridas em todas as esferas. As tecnologias de informação (TIC’s) são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, e seu uso de maneira crítica e criativa possibilita o desenvolvimento do estudante. Porém, para que isso realmente aconteça são necessárias competências e habilidades tecnológicas e pedagógicas do docente para mediar a construção do conhecimento.
Références
BOGDANOV, D. Information & communication technologies impact on academic curricula.Educational Technology &Society, v. 1, n. 2, 1999.
GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GOHN, M. G. M. Educação Não-Formal e Cultura Política. São Paulo: Cortez, 2001.
LIBÂNEO, J C. Pedagogia e modernidade: presente e futuro da escola. In: GHIRALDELLI, J. P.. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez, 1997, pp. 127-176.
LITWIN, E. (Org.). Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
LUCKESI, C. C. O Educador: qual o seu papel na contemporaneidade? In: D”ÁVILA, C..Ser professor na contemporaneidade: desafio, ludicidade e protagonismo. Curitiba: Editora CRV, 2009, pp. 41-52.
MASETTO, M. T. Competências do Professor Universitário. São Paulo: Summus Editora, 2003.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Papirus Editora, 2009.
______. As possibilidades das redes de aprendizagem. Texto adaptado do capítulo 4 do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, da Editora Papirus, p.89-111, 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/redes_aprendizagem.pdf Acesso em: 2 jan. 2017.
PEIXOTO, J. P.; ARAÚJO, C. H. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan./mar. 2012.
RIBEIRO, A; CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. M. G. Tecnologias na sala de aula: uma experiência em escolas públicas de ensino Médio. Brasília: UNESCO, MEC, 2007.
RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & sociedade, Campinas, ano XXII, n. 76, out./2001.
QUILES, Cláudia Natália Saes a relação escola, tecnologia, ensinar e aprender: a teoria crítica como suporte de análise. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: http://200.19.105.203/index.php/arteinclusao/article/view/1629 Acesso em: jan. 2017.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm, n. 20, v.2, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf Acesso em jan. 2017.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S.. Alfabetização tecnológica do professor. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.