Sequência pedagógica na Educação Infantil com o desenho

  • Marilani Martins dos Santos Ghiraldini Agapé- Goiás /Brasil
  • Denise Aparecida Brito Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia/Brasil

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de descrever uma sequência pedagógica na qual se utilizou o desenho infantil. As ações docentes que colocam em destaque o ato de desenhar contribuem com a prática pedagógica e os processos desenvolvimentais, principalmente os relacionados ao aspecto cognitivo e psicossocial da criança. A sequência pedagógica com o desenho foi realizada numa turma de educação infantil– formada por crianças de quatro e cinco anos. O desenho como instrumento de ação educativa foi constituído por quatro momentos, com duração de aproximadamente uma hora e 30 minutos cada um, nos quais foram trabalhadas as temáticas: esquema corporal, família e escola, desenhadas pelas crianças, sendo posteriormente realizadas indagações e socialização dos desenhos, com os registros das ações no diário de bordo da professora. O objetivo era verificar se e em que medida o desenho é um dos elementos do processo educativo que contribui e possibilita a (re)construção e (re)invenção da aprendizagem e do desenvolvimento de forma criativa. Por isso, sequências pedagógicas com utilização do desenho poderão ter espaço de fato educativo na prática de profissionais da educação e de demais interessados na temática infância.

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Publiée
12-10-2017