Uma trajetória de conquistas: breves notas sobre a atuação de um Centro de Apoio Pedagógico com alunos autistas

  • Solange Barboza Bastos Centro de Apoio Pedagógico em Ipiaú na Bahia/Brasil
  • Antonia Vieira Santos Universidade do Estado da Bahia/Brasil.

Résumé

Esse estudo tem como objetivo discutir a trajetória de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) em um Centro de Apoio Pedagógico (CAP) no interior da Bahia; a discussão é dada a partir do modo como acontece a interação entre aluno, família e professor de AEE e o modo como esse processo contribui para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem dos estudantes com TEA. A metodologia que guiou esse trabalho transita na modalidade de pesquisa qualitativa, sendo o ponto de partida as entrevistas semiestruturada, cujo relatos descrevem a trajetória dos atendimentos do ano de 2009 até 2019: os desafios no processo de aprendizagem e inclusão, as capacitações dos professores, as parcerias com a famílias, projetos e experiências exitosas. Com os resultados é possível constatar os desafio do CAP no AEE aos sujeitos alunos autistas, assim como as dificuldades a serem superadas na interação entre escola-aluno-família e a necessidade de busca por novas ferramentas com base em estudos e pesquisas que favoreçam o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos autistas que adentram um CAP e se seus professores.

Publiée
01-04-2020