Alfabetização científica e tecnológica - ACT na formação acadêmica superior
Résumé
Este artigo aborda um estudo sobre a Alfabetização Científica Tecnológica - ACT e a relação com a Alfabetização Científica - AC e o Letramento Científico - LC. Além da situação da formação acadêmica cidadã, esta, encontrando-se na contramão pelo fato do aluno que ingressa no nível superior, apresentar grandes dificuldades no entendimento e no letramento científico em relação a escrita, leitura e interpretação de textos científicos. Obtiva-se contextualizar a dificuldade da alfabetização/letramento científico do aprendente ao ingressar no nível superior. A pesquisa foi produzida por uma revisão de literatura, livros e bibliotecas virtuais: Google Acadêmico; Scielo; PUC Artigos entre outros. As fontes utilizadas compreendem o período de 2001 a dezembro de 2017. Como critério de inclusão, foram escolhidos 17 escritos literários, artigos e dissertações relacionados ao tema da pesquisa. Constata-se que, a dificuldade da alfabetização e do letramento cientifico manifestado pelos aprendentes universitários está relacionado a decodificação dos textos científicos, pois estes, ao ingressarem no nível superior, sabem ler e escrever de maneira social, porém, esternalizam dificuldades em compreender a cientificidade dos textos apresentados, pontuados como enculturados científicos. O artigo menciona o quanto necessitamos (re)construir o letramento e a alfabetização científica ao recebermos os aprendentes que iniciam a sua vida academia superior, compreendendo dentro das discussões literárias realizadas, que o aluno sabe ler e escrever, todavia, não sabe decifrar a leitura e escrita em um meio da ACT. Vislumbramos como possível resultado é uma intervenção direta do ensinando, dentro do processo da experenciação, o gosto pela escrita e leitura acadêmica.