Psicologia política e a potência transformadora do espaço escolar

Auteurs-es

  • Jean Costa Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil

DOI :

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.178

Résumé

O presente artigo objetiva discutir o espaço escolar através da interdisciplinaridade da psicologia política. Nesse sentido, buscamos contribuir para um espaço escolar que crie processos de emancipação social e se comprometa, cada vez mais, com a realidade social dos alunos e das maiorias populares oprimidas. Da perspectiva interdisciplinar da psicologia política, como referencial teórico e metodologia, tentamos analisar e discutir elementos psicopolíticos que habitam a instituição escolar, e apresentar concepções de uma psicologia politizada e libertadora, conforme a orientação teórica e prática de Martín-Baró. Para essa análise, não autonomizamos a instituição escolar, separando-a da sociedade, mas a situamos como parte de uma totalidade que se organiza mediante o conjunto das relações sociais sob o capitalismo. E a partir da nossa discussão, concluímos que o espaço escolar possui muitas contradições, justamente porque é um espaço formado por elementos políticos, psicológicos, afetivos e sociais, e também pelo seu potencial de propagar esses elementos. E devido essa importância, é um espaço frequentemente disputado pelo governo, por movimentos populares, por formas de agenciamentos conservadores e reacionários, ou por outras maneiras críticas e revolucionárias. Portanto, reconhecemos que o espaço escolar é um espaço de luta; e como espaço ativo e vivo, por causa de homens e mulheres que o compõem, há a imprescindível necessidade desse espaço estar implicado e comprometido com a transformação social, que tanto necessita nossas populações.

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Publié-e

2020-01-08

Comment citer

SANTANA, Jean Costa. Psicologia política e a potência transformadora do espaço escolar. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 175–189, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.178. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/178. Acesso em: 1 juill. 2025.