O jogo digital como atividade motivadora de aprendizagem no contexto escolar: concepções de educadoras de uma escola pública de Diamantina-MG

  • Maria Cristina Fernandes Timo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM– Minas Gerais/Brasil.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados relativos a uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo tema relaciona-se ao estudo das concepções docentes acerca do jogo digital como atividade motivadora da aprendizagem dos alunos.  Investigou-se as conepções de um grupo de educadoras de uma escola pública de ensino fundamental no município de Diamantina por meio de metodologia de abordagem qualitativa, cuja produção de dados realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras do 4º e 5º ano, diretora e supervisora pedagógica. A interpretação dos dados realizou-se mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). A partir desse percurso, as análises demonstraram a coexistência de concepções convergentes e divergentes com perspectivas inovadoras em educação. Percebeu-se que para algumas educadoras o jogo digital não possui valor educativo em si, servindo apenas para entretenimento. Para outras, o jogo é visto como lúdico e capaz de motivar intrinsecamente a aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais atraentes. Os resultados apontam para a oportunidade de realização de novos estudos com abordagem metodológica de pesquisa participante, para que as educadoras tenham um contato direto com os jogos digitais, podendo assim ressignificar suas concepções

Publicado
29-12-2017