Programas de habilidades sociais para universitários: uma revisão de literatura
Resumen
As transformações que o Ensino Superior no Brasil vem passando nos últimos 20 anos geraram a necessidade de ajustes das instituições a fim de atender as novas demandas educacionais. Diversos autores defendem a ideia de que o Ensino Superior é um espaço de formação integral. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades sociais que estão relacionados com melhor desempenho acadêmico, como também o sucesso na inserção profissional. O presente artigo se propõe a analisar produções que tiveram como objetivo de desenvolver habilidades sociais em universitários quanto aos aspectos conceituais do termo habilidades sociais adotados, tipos de habilidades desenvolvidas, avaliação do programa, instrumentos utilizados e aspectos metodológicos do estudo. Foram analisados 13 artigos e 3 teses, publicados entre 1999 e abril de 2019 disponíveis nas bases de dados Scielo Brasil, PEPSIC, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados apontaram consenso na compreensão sobre o conceito, predominância do uso de escalas de autorrelato, variação na quantidade e tipo de habilidades trabalhadas, predomínio do treino das habilidades de assertividade, comunicação, falar em público e empatia e efeito de melhora no repertório dos participantes, indicando a eficácia desse tipo de intervenção. Diante dos resultados, discute-se a importância do desenvolvimento de tal iniciativa nas Instituições de Ensino Superior, visto que tais habilidades são fundamentais para a formação universitária.