SINGULARIDAD DE LA SURNIDAD EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA

Autores/as

  • Raylene de Oliveira Ribeiro Faculdade São Francisco de Barreiras/Brasil
  • Maria da Conceição da Cunha Louseiro Faculdade São Francisco de Barreiras/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.203

Resumen

A educação especial na perspectiva da inclusão escolar tem evoluído com o passar dos anos, especificamente quando se considera o histórico da exclusão e até mesmo abandono de pessoas surdas. Nessa temática, esse artigo discute sobre o surdo no contexto de educação escolar. Pesquisas realizadas no país apontam que existe um maior índice de pessoas com deficiência na região do Nordeste e a menor no Sudeste, os estados do Rio Grande do Norte 17,6%, da Paraíba 18,0% e do Piauí 17,6% são os que proporcionalmente apresentam o maior número e as menores proporções foram encontradas em São Paulo 11,3%, no Paraná 13,0%, e no Distrito Federal 13,4%. Com isso, conclui-se que é de suma importância a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, sendo importantes as adaptações para que elas sejam incluídas em contextos de educação.

Publicado

2020-01-08

Cómo citar

RIBEIRO, Raylene de Oliveira; LOUSEIRO, Maria da Conceição da Cunha. SINGULARIDAD DE LA SURNIDAD EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 106–113, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.203. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/203. Acesso em: 4 jul. 2025.