O uso do jogo no ensino da matemática

  • Paula Menezes dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Brasil
  • Raiane Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte /Brasil
  • Caio Reis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte /Brasil

Abstract

Este artigo tem o objetivo de mostrar como o uso de jogos contribui para desenvolvimento do conhecimento matemático. Assim, foi realizada uma discussão bibliográfica e relatada a experiência de ensino de matemática considerando que atividades lúdicas pode ajudar na produção do conhecimento matemático e no desenvolvimento social do estudante. Primeiramente, iremos mostrar, com base numa pesquisa teórica, como aplicação de jogos em sala de aula contribui para o desenvolvimento do conhecimento. E depois, apresentaremos como escolher o jogo mais adequado e como aplicá-lo em sala de aula. A experiência foi feita na Escola de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadania, localizada na cidade de Icapuí (CE), com 10 alunos do 6º ano. O mesmo abordava os conteúdos radiciação e potenciação com o objetivo de ajudar os alunos a fixarem o conteúdo abordado em sala de aula. Foi proposto que os alunos se reunissem dois a dois para a realização do jogo no qual possuía regras e objetivos predeterminados. A realização do jogo motivou os alunos que mostraram interesse tirando as dúvidas que tinham sobre o conteúdo abordado, sendo possibilitou o domínio do conteúdo

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Published
18-12-2018