Diálogos sobre alfabetização de jovens, adultos e idosos no âmbito do CFP/UFRB
Abstract
Este artigo debruça-se sobre a experiência vivenciado na unidade temática no âmbito do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tanto, o objetivo que mobilizou o trabalho foi compartilhar a experiência vivenciada no componente “Diálogos sobre alfabetização de jovens, adultos e idosos” e seus impactos para a comunidade acadêmica. Nesta perspectiva, as referências básicas que respaldaram o trabalho foram pautadas em Freire (1992; 2003), Garcia (2007), Giroux (1992) e Benincá (2002). O percurso metodológico, pautado na metodologia da práxis (Benincá, 2002) foi atravessado por questões da teoria/prática, ensino/pesquisa em constante consonância e apresentaram-se de forma interdependentes e indissociáveis nos mais diversos momentos formativos. O produto final exigiu dos participantes lançarem mão das reflexões teórico-conceituais estudadas para a produção do trabalho prático que constituiu na pesquisa e edição de um vídeo documentário com pessoas (jovens, adultas ou idosas) sobre o seu processo de alfabetização. Os resultados apontaram que os impactos da experiência vivenciada ultrapassaram os limites da Universidade, contemplando outros espaços e sujeitos, por meio de um trabalho alicerçado no diálogo e na colaboração, partindo dos sujeitos em um estrito processo de humanização.