Detecção de estilos de aprendizagem no IFMG Campus Ponte Nova utilizando o modelo FSLSM
Abstract
Com a divulgação das pesquisas de Carl Jung, observaram-se as diferenças psicológicas de cada indivíduo, inclusive na maneira de cada pessoa aprender, que são determinadas devido às características psicológicas, mas também por aspectos da realidade social ou cultural do indivíduo. Todas estas variáveis contribuem para a formação de um aluno único com bases escolares distintas. Portanto, ao analisar uma sala de aula, é visto as abrangênciasinterpessoais dos estudantes. Assim, ao considerar estas heterogeneidades, faz-se necessário o uso de mecanismos para auxiliar na mediação da aprendizagem do aluno como os estilos de aprendizagem. No intuído de ajudar os professores nas práticas pedagógicas com os alunos do ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais no Campus Avançado Ponte Nova, aplicou-se o questionário psicométrico proposto por Felder e Soloman (2005), tal instrumento permitiu fazer um mapeamento dos estilos de aprendizagem de cada aluno individualmente, de suas respectivas turmas e do campus como todo. Com os resultados obtidos foi possível apresentar aos professores as características de aprendizagem predominantes em cada turma, afim da aplicação de metodologias e objetos de aprendizagem mais adequadas a cada uma. O questionário ILS – Index Of Learning Styles, contempla 44 questões dicotômicas, que classificam os estudantes em preferências cognitivas direcionadas a quatro dimensões: Entrada (Visual e Verbal), Processamento (Ativo e Reflexivo), Organização (Sequencial e Global) e Percepção (Sensitivo ou Intuitivo). Analisando os resultados gerais do campus, obteve-se a resposta de 139 alunos, nos quais predominantemente possuem um estilo ativo (63,12%), sensitivo (58,16%), visual (78,01%) e sequencial (53,19%).
Palavras-chave: Educação. Estilos de Aprendizagem. FSLSM;