As necessidades e desejos de formação contínua dos professores de Português Língua Não Materna

Autor/innen

  • Sandra Valente Sandra Valente – Instituto de Educação - Universidade de Lisboa/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.223

Abstract

Este estudo surgiu da necessidade e desejos de formação que os professores, sobretudo os que lecionam o Português Língua Não Materna. Para que compreendêssemos melhor este fenómeno, a nossa investigação dividiu-se em duas etapas. Em primeiro lugar, realizámos um estudo exploratório numa escola da área metropolitana de Lisboa caracterizada por ter um grande número de alunos provenientes de outras culturas, nomeadamente a africana. e a qual apelidamos de Escola da Praia. Após esta etapa, realizámos um estudo caso numa outra escola da área metropolitana de Lisboa, a Escola do Campo. Esta comunidade caracteriza-se por ser de cariz mais rural e tinha na sua população escolar alunos oriundos do Oeste Asiático. Como metodologia e a par das entrevistas realizadas a membros da direção da escola, às docentes e aos alunos que frequentavam o Português Língua Não Materna, estivemos presentes nas aulas a observar o seu decurso, as interações entre as professoras e os alunos e a prática pedagógica. Foi-nos referido ao longo da nossa intervenção que era fundamental mais formação contínua para que a integração dos alunos estrangeiros se fizesse com maior sucesso e os professores dissipassem as suas fragilidades. Quanto à participação dos alunos, todos referiram a importância que o Português Língua Não Materna teve na progressão das suas aprendizagens, na aquisição do português e na integração social na comunidade educativa.

Veröffentlicht

2020-01-08

Zitationsvorschlag

VALENTE, Sandra. As necessidades e desejos de formação contínua dos professores de Português Língua Não Materna. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 36–49, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.223. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/223. Acesso em: 3 juli. 2025.