Fracasso escolar: um estudo de caso da crise educacional contemporânea em Aracati-CE
Abstract
Este trabalho relata a crise educacional contemporânea vivida na EEM Aldolfo Caminha, na cidade de Aracati-CE e sua relação com o fracasso escolar. Tal abordagem se faz necessária, pois o objeto de estudo de acordo com Charlot (2000) tem sido um dos grandes desafios da atualidade, comum em diversas escolas, o que acaba formando um educando cheio de lacunas de aprendizagem por não saber ler ou interpretar situações. Os déficits eclodem nas avaliações externas e no fluxo interno tornando necessário discutir o que leva, não apenas o educando, mas a escola, família e estado, a esse fracasso. A finalidade deste estudo é identificar os fatores que contribuem para o crescimento da crise educacional contemporânea ligada ao fracasso escolar na EEM Adolfo Caminha, Aracati-CE. Este propósito foi realizado mediante a pesquisa de campo no contexto da escola citada que atende, aproximadamente, um mil quinhentos e sessenta e cinco sujeitos, sendo incluída uma amostragem de cinquenta investigados. A análise demonstrou que a escola investigada apresenta fatores muito relevantes que contribuem para o fracasso escolar dos alunos, entre eles destacam-se: a realidade violenta, o uso de drogas, desestruturação familiar e financeira, o uso de metodologias de ensino engessadas, o desinteresse dos alunos e o descompromisso de alguns educadores, as discussões sem objetividade das reuniões de conselho de classe mesmo com a visão inovadora da gestão escolar, culminando com a estrutura educacional defasada oferecida pelo estado.