O uso do jogo no ensino da matemática
Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar como o uso de jogos contribui para desenvolvimento do conhecimento matemático. Assim, foi realizada uma discussão bibliográfica e relatada a experiência de ensino de matemática considerando que atividades lúdicas pode ajudar na produção do conhecimento matemático e no desenvolvimento social do estudante. Primeiramente, iremos mostrar, com base numa pesquisa teórica, como aplicação de jogos em sala de aula contribui para o desenvolvimento do conhecimento. E depois, apresentaremos como escolher o jogo mais adequado e como aplicá-lo em sala de aula. A experiência foi feita na Escola de Ensino Fundamental Horizonte da Cidadania, localizada na cidade de Icapuí (CE), com 10 alunos do 6º ano. O mesmo abordava os conteúdos radiciação e potenciação com o objetivo de ajudar os alunos a fixarem o conteúdo abordado em sala de aula. Foi proposto que os alunos se reunissem dois a dois para a realização do jogo no qual possuía regras e objetivos predeterminados. A realização do jogo motivou os alunos que mostraram interesse tirando as dúvidas que tinham sobre o conteúdo abordado, sendo possibilitou o domínio do conteúdo
Referências
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática, 17ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2009.
FONTANA, R. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GARDNER, M. Divertimentos Matemáticos. Tradução Bruno Mazza. São Paulo: Ibrasa, 1961.
MOURA, , Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construção do conhecimento. São Paulo: FDE, n.10, p. 45-53, 1991.
PETTY, A. L. S. Ensaio sobre o Valor Pedagógico dos Jogos de Regras: uma perspectiva construtivista. São Paulo, SP, 1995. 133p. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, USP.
RÊGO, R.G.; RÊGO, R.M. Matemática ativa. João Pessoa: Universitária/UFPB, INEP, Comped: 2000.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968.