DESAFIOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 provocou diversos prejuízos a sociedade. E na educação no Estado de Goiás isso não foi diferente. Com a suspensão das aulas, iniciou-se o desafio da continuidade ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE para garantir o acesso a alimentação das crianças que continuariam estudando em casa. Para tanto, foram publicadas resoluções e portarias que autorizaram e regulamentaram a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do PNAE aos responsáveis dos estudantes durante a pandemia. O objetivo deste estudo foi refletir sobre os desafios para execução do PNAE durante o cenário pandêmico. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de revisão documental e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de análise. Este trabalho justifica-se pela necessidade de compreender o PNAE como uma política pública que deve ser garantida com qualidade para os estudantes da Educação Básica. Como resultado das análises realizadas, constatou-se que o PNAE contribuiu para a autonomia alimentar dos estudantes e suas famílias. É importante fortalecê-lo como política pública indispensável na Educação Básica.