O jogo digital como atividade motivadora de aprendizagem no contexto escolar: concepções de educadoras de uma escola pública de Diamantina-MG
Resumo
Este artigo apresenta os resultados relativos a uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo tema relaciona-se ao estudo das concepções docentes acerca do jogo digital como atividade motivadora da aprendizagem dos alunos. Investigou-se as conepções de um grupo de educadoras de uma escola pública de ensino fundamental no município de Diamantina por meio de metodologia de abordagem qualitativa, cuja produção de dados realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com professoras do 4º e 5º ano, diretora e supervisora pedagógica. A interpretação dos dados realizou-se mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). A partir desse percurso, as análises demonstraram a coexistência de concepções convergentes e divergentes com perspectivas inovadoras em educação. Percebeu-se que para algumas educadoras o jogo digital não possui valor educativo em si, servindo apenas para entretenimento. Para outras, o jogo é visto como lúdico e capaz de motivar intrinsecamente a aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais atraentes. Os resultados apontam para a oportunidade de realização de novos estudos com abordagem metodológica de pesquisa participante, para que as educadoras tenham um contato direto com os jogos digitais, podendo assim ressignificar suas concepções