Formação inicial de professores de biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática

Resumo

O estágio supervisionado ainda representa o principal meio de acesso aos conhecimentos e vivências que perfazem o fazer docente. Assim, é por natureza, um ambiente fecundo para a discussão e compreensão dos saberes e significados que este propicia a formação de professores. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores de Biologia a partir de reflexões acerca das vivências experimentadas em turmas de primeiro ano do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, com abordagem autobiográfica tendo como sujeito da pesquisa um professor de biologia em formação inicial. O objeto de análise corresponde às memórias e registros feitos em diários de bordos pelo sujeito de pesquisa. A partir da evocação das experiências e sentimentos manifestados durante as práticas de ensino vivenciadas, foi observado que é no ambiente escolar, o espaço em que professores em formação apropriam-se dos saberes e fazeres próprios da docência mediante uma ação reflexiva que contempla a problematização dos dilemas escolares. Neste contexto, possibilita ainda ao professor aprendiz apropriar-se do seu campo de atuação, através da interação do professor em formação com os diferentes sujeitos que compõem a comunidade escolar. É, por tanto, espaço singular para a construção identitária do profissional docente.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará/Brasil.

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Graduada em Biologia (UFC), Mestre em Ciências Marinhas Tropicais (UFC), Doutora em Educação Brasileira (UFC).

Francisco Alves Santos, Universidade Estadual do Ceará/Brasil.

Pós-Graduado em Docência em Biologia e Práticas Pedagógicas; Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca FACEDI/UECE; Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Integrou o Grupo de Estudo em Estratégia Didática e Metodologia em Ensino de Ciências (GEEDMEC), Grupo de Estudo de Biologia - (GEBio). Atualmente sou servidor pertencente ao quadro efetivo da prefeitura de Amontada lotado no setor de Combates as Endemias. 

Andr´´ea Pereira Silveira, Universidade Estadual do Ceará/Brasil.

Possuo Pós-Doutorado (2018) e Doutorado (2012) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente sou Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando como docente na Graduação em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia - PROFBIO/UECE. 

Publicado
01-04-2020