A implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em redes municipais de ensino em Ponta Grossa e Curitiba, no Estado do Paraná
Resumo
O presente artigo tem por objetivo principal discutir a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em redes municipais de ensino em Ponta Grossa e Curitiba, no estado do Paraná. Trata-se de uma revisão de literatura, com ênfase na análise de dois estudos acadêmicos acerca do processo de implementação desta política em redes municipais de ensino brasileiras: uma em Ponta Grossa e outra em Curitiba, no estado do Paraná. Para analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva nesses municípios, este artigo utiliza-se das pesquisas realizadas por Joslin (2014) e Kowalski (2011) que apresentam o cenário no qual as políticas educacionais inclusivas têm se consolidado nas redes de ensino supracitadas, considerando os aspectos facilitadores para sua implementação e verificando quais deles são efetivamente encontrados no processo. Para tanto, faz-se necessário o debate sobre significado da inclusão, de políticas públicas inclusivas e de marcos históricos da Educação Inclusiva no Brasil.