Surdez na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Raylene de Oliveira Ribeiro Faculdade São Francisco de Barreiras/Brasil
  • Maria da Conceição da Cunha Louseiro Faculdade São Francisco de Barreiras/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v4i1.203

Resumo

A educação especial na perspectiva da inclusão escolar tem evoluído com o passar dos anos, especificamente quando se considera o histórico da exclusão e até mesmo abandono de pessoas surdas. Nessa temática, esse artigo discute sobre o surdo no contexto de educação escolar. Pesquisas realizadas no país apontam que existe um maior índice de pessoas com deficiência na região do Nordeste e a menor no Sudeste, os estados do Rio Grande do Norte 17,6%, da Paraíba 18,0% e do Piauí 17,6% são os que proporcionalmente apresentam o maior número e as menores proporções foram encontradas em São Paulo 11,3%, no Paraná 13,0%, e no Distrito Federal 13,4%. Com isso, conclui-se que é de suma importância a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, sendo importantes as adaptações para que elas sejam incluídas em contextos de educação.

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Publicado

2020-01-08

Como Citar

RIBEIRO, Raylene de Oliveira; LOUSEIRO, Maria da Conceição da Cunha. Surdez na perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 106–113, 2020. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v4i1.203. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/203. Acesso em: 4 jul. 2025.