A Proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial em relação à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

Resumo

Objetivou-se problematizar as discussões a respeito da atualização da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva, em relação à inclusão no ensino superior. Trata-se de um estudo documental da Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, da proposta de atualização da Política de Educação Especial iniciada no ano de 2018 e do documento elaborado, em Maio de 2018, pelo “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED)”. O difícil ingresso ao ensino superior, desde a colonização, império e proclamação da república revela a base em que foram desenvolvidas as universidades no Brasil. Por meio de legislações, de programas governamentais e de ações de algumas universidades foram criadas possibilidade para a promoção de ambientes inclusivos no ensino superior. Nesse cenário, estão as propostas de “atualização” da Política Nacional de Educação Especial, com a retirada da perspectiva inclusiva. A ineficiência das ações de inclusão em âmbitos da sociedade é o principal argumento para a atualização da política, sendo necessárias discussões com os diferentes meios sociais, entre eles os de ensino, para a reflexão sobre a compreensão da diferença e, principalmente, a respeito dos direitos humanos. Sendo assim, torna-se imprescindível a reflexão proposta no presente trabalho, no sentido de avaliar se tais “avanços” e “atualizações” são benéficas às pessoas com deficiência no acesso ao ensino superior.

Biografia do Autor

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Brasil

Doutoranda e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, câmpus Marília/SP,na linha de pesquisa em Educação Especial. Atua em trabalhos com a temática: deficiência e Ensino Superior. Também é especialista em Gestão do Controle de Qualidade em Alimentos pela Faculdade Tecnologia de Marília - FATEC e em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR. Foi professora e responsável pelo projeto" Inclusão de alunos com deficiência no curso superior de Tecnologia em Alimentos - FATEC Marília". Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processamento de alimentos, atuando nos seguintes temas: hortaliças convencionais e não convencionais e controle de qualidade em alimentos. Na área da Educação possui experiência como docente no Ensino Superior, responsável pelo atendimento especializado ao aluno com deficiência e pela elaboração de materiais adaptados para a profissionalização de pessoas com deficiência, com ênfase em deficiência visual, no curso de Tecnologia em Alimentos. É membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência pelo CNPq.

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Brasil

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ? USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília/SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, Participa dos Grupos de Pesquisas Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde Mental do Escolar, da Universidade de São Paulo e Estudos em Terapia Ocupacional: Ocupação, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade - UFSCar.

Publicado
30-12-2019
Seção
Dossiê (2019): Inclusão e Diversidade (Finalizado)