Afetividade na prática docente: um recurso potencializador no processo de ensino-aprendizagem

  • Rafael Teixeira Lima Centro Universitário UNA/Brasil
  • Joyce Pedra Lima Colégio Santa Dorotéia /Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem ancorada a uma definição conceitual bem estabelecida e amparada teoricamente em autores de referência. Assim, tal propósito se baseou em considerações de grandes teóricos da Educação, sendo eles Wallon, Piaget e Vygotsky. Dialogando com o posicionamento de tais autores, foram abordados ainda trabalhos de estudiosos atuais que se dedicam a pesquisar a relevância e os efeitos da aplicação da afetividade à prática docente. A pesquisa bibliográfica demonstra e constata, por meio dos estudos analisados, a relevância e proventos da prática da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, gerando um aprendizado mais efetivo para alunos e tornando a prática docente mais satisfatória e significativa. Notadamente, tal resultado depende, inexoravelmente, de ancoragem rigorosa em um arcabouço teórico bem delimitado a fim de ser operacionalizado.

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Publicado
18-12-2018