Reflexão sobre a inclusão do surdo no mercado de trabalho

  • Maria de Fátima Nunes Antunes Seduc/ Mt
  • Inedio Arcari Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT
  • Marcelo Máximo Purificação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEM / Faculdade de Inhumas FACMAIS

Resumo

RESUMO: Esse artigo tem como finalidade evidenciar o preconceito e as dificuldades de inserção do surdo no mercado de trabalho. Uma das grandes questões a serem refletidas é o detalhamento desse paradigma histórico de barreiras na vida profissional das pessoas surdas, que têm sofrido com as limitações da inclusão nos diferentes campos da sociedade. Portanto, o objetivo principal do presente estudo é discutir a problemática da inserção do surdo no mercado de trabalho, e o método abordado para o desenvolver foi o relato de convivência com pessoas não ouvintes que nele atuavam. A pesquisa mostra que o cumprimento da Lei 10436/2002 (Libras) está distante de se tornar uma realidade, apontando que os indivíduos que trabalham com os surdos não conseguem se comunicar em Libras, o que consiste em um regresso e contribui para a redução do profissionalismo do surdo. Nesse sentido, o estudo propõe, além de difundir o tema na sociedade, conscientizá-la do problema e, consequentemente, possibilitar a redução dessas dificuldades e preconceitos enfrentados por essa parcela da população.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Libras. Inclusão.

Biografias Autor

Inedio Arcari, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. É professor da Universidade do Estado de Mato Grosso lotada na Faculdade de Ciências Exatas no Campus de Sinop na área de Geometria e tem interesse em desenvolver pesquisa na área de otimização.

Marcelo Máximo Purificação, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEM / Faculdade de Inhumas FACMAIS

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC Portugal, 2014-2016); Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás (2010-2014, CAPES 5). É professor Titular C-II da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/FIMES/UNIFIMES e docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Faculdade de Inhumas FACMAIS; Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS  e do  Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia/UNEB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado
25-08-2020