Prelúdios acerca da leitura e a formação do sujeito

  • Gislene de Sousa Oliveira Silva Seduce Goiás/Brasil
  • Selma Martines Peres UFG/Catalão/Brasil

Abstract

Resumo: O objetivo desta proposta é discutir acerca do que pensam alguns autores sobre leitura, formação do leitor, leitura literária, para efetiva participação do sujeito, em sociedade. Esta proposta surgiu a partir de reflexões sobre algumas das principais teorias de pesquisadores da área, acerca da formação do leitor, desde as séries iniciais, e a relevância e necessidade do trabalho, cada vez mais cuidadoso e reflexivo com a leitura, para formação do sujeito e seu empoderamento, considerando ainda a leitura literária como parte essencial neste processo. Adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica, por meio da abordagem de autores que discutem acerca da temática apresentada. Este artigo discute sobre a leitura como processo de conscientização do indivíduo e importância de posicionamento como sujeito na construção do seu próprio conhecimento. Para tal, faz-se necessário a mudança de postura do leitor perante o texto. De mero decifrador de códigos para sujeito que interage, participa, questiona e dialoga, na construção de sentidos, a partir do que lê. Assim também, a mudança de postura do formador, como fator imprescindível para o trabalho de formação do sujeito leitor, considerando a diversidade de gêneros textuais e a leitura literária. Neste trabalho, houve um diálogo com autores que discutem sobre leitura, formação de leitor e leitura literária. Dentre eles, Freire (1989); Martins (1994); Evangelista (1998); Silva (1996; 1999); Britto (1999; 2012); Machado (2002); Soares(2000; 2004; 2008; 2011); Paulino e Cosson (2009);  Zilberman (2003;2009); Cosson (2006; 2014); Chartier (2011); Geraldi (2012); Certeau (2014); e outros. Espera-se que este diálogo suscite outras reflexões e contribua para novos estudos sobre o tema.

 

Palavras-chaves: Leitura; Formação de leitor; Leitura literária.

Pubblicato
12-03-2019