Discursividade e alfabetização: 30 anos dialogando com Ana Luiza Smolka

Autori

  • Sabrina Guedes de Oliveira SME/UNICARIOCA/Brasil
  • Mônica Ramos da Costa Macedo SME/Rio/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i1.125

Abstract

Este artigo tem a finalidade de rememorar, resgatar O livro “A Criança na Fase Inicial da Escrita”, de Ana Luisa Smolka, em seus 30 anos de publicação. Nosso objetivo é trazer as questões, inquietações que à época eram pertinentes para pensarmos e refletirmos sobre a fase inicial da escrita nos dias atuais. Dialogaremos com a autora afim de repensarmos o assunto de outrora, trazendo assim como Smolka, a interlocução para o palco do compromisso docente no processo de aquisição da escrita, isto é, fundamentalmenteno período denominado de alfabetização. O artigo não pretende esgotar o assunto, mas reavivar as teorias e teóricos que embasaram o seu trabalho, especialmente Bakhtin. Além disso, Geraldi que nos nossos dias, vem aquecendo o debate sobre a discursividade ao transitar pelos espaços acadêmicos e chegando à escola, permitindo que os novos pesquisadores e os professores regentes assumam a responsabilidade pela alfabetização dos sujeitos num movimento reflexivo sobre os processos lingüísticos. Ao finalizarmos este artigo, trazemos a releitura das discussões que na atualidade se fazem pertinentes e nos questionam enquanto educadoras alfabetizadoras brasileiras a repensarmos as nossas práticas e levantarmos um debate que não se esgota, mas precisa adentrar o espaço escolar.

Pubblicato

2019-03-12

Come citare

OLIVEIRA , Sabrina Guedes de; MACEDO, Mônica Ramos da Costa. Discursividade e alfabetização: 30 anos dialogando com Ana Luiza Smolka. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 28–42, 2019. DOI: 10.37444/issn-2594-5343.v3i1.125. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/125. Acesso em: 1 lug. 2025.