ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Résumé
O presente artigo configura-se como um ensaio teórico baseado em uma revisão bibliográfica sobre as vertentes teóricas educacionais no Brasil e a forma como a educação de modo geral e a Educação Infantil brasileira organizou-se. O objetivo do trabalho é trazer de maneira sucinta algumas ideias que formaram o pensamento pedagógico brasileiro, os rumos e perspectivas da Educação Infantil, bem como sua organização atual. A educação no Brasil sempre foi regida por diversas correntes e perspectivas teóricas. A história da educação no país revela que várias correntes teóricas e filosóficas permearam o âmbito educacional, fazendo com que chegássemos ao modelo de educação que dispomos atualmente. Nesse sentido, pensar a respeito dessas perspectivas teóricas e dos autores e filósofos que difundiam os ideais fundamentais para o processo de constituição da organização educacional é de suma importância para compreendermos os caminhos que a educação brasileira percorreu e os rumos que ela deve tomar. A partir do levantamento teórico aqui exposto, tem-se como pretensão o desenvolvimento de um estudo científico que explore de maneira mais efetiva as questões levantadas, debruçando-se mais ainda na relação entre as bases teóricas educacionais e filosóficas e os cursos de formação de professores, especificamente aos cursos de pedagogia e as políticas de educação para a infância no Brasil.