O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EXPRESSIVIDADE DO PSIQUISMO INFANTIL

  • Daniela De Maman Unioeste

Résumé

O texto apresenta o estudo em torno de momentos interativos infantis ao brincar em Centros de Educação Infantil. O objeto de análise e discussão refere-se a manifestações representativas na primeira infância: psiquismo e processos de aprendizagem significativa por crianças tendo como elemento balizador teórico as contribuições de Klein para o entendimento das manifestações do psiquismo infantil e, de Ausubel e Piaget sobre a construção da aprendizagem significativa e da inteligência.  O contexto da pesquisa foram os Centros Municipais de Educação Infantil, mediante, a prática pedagógica da arte da contação de histórias. Os episódios de contação foram desenvolvidos por estudantes do Curso de Pedagogia da Unioeste/PR durante suas participações na disciplina de Estágio Supervisionado II.  A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, mediante, a observação e análise do brincar a partir da contação de histórias e da socialização das representações infantis sobre a história contada e (re)contada. As elucidações emergentes denotam o afloramento de transferências de emoções, instigadas pelo imaginar, pelo criar, pela expressividade de operações mentais, de significados das palavras ouvidas, da transparência do mundo interno infantil, para a realidade. A compreensão do psiquismo infantil, numa concepção da criança, como sujeito de sua atividade no mundo. A contação de histórias e o brincar a partir narrativa contribui para a construção cognitiva, linguística, comunicativa e psicológica da criança, à aprendizagem significativa organizada, segundo a atividade da criança. O faz-de-conta no universo do brincar, contribui para conceitualizar o universo emocional da criança ao transitar entre a realidade e a fantasia.

 

Publiée
03-01-2024